Pão piadina com caprese e parma...

11 de setembro de 2012

Mais uma da série receita muito fácil que você precisa fazer!!! Vi a foto no instagram de uma amiga (me segue ai vai: @cahcantosilva) de um pãozinho e quando ela me disse da facilidade não me aguentei e fiz no domingo mesmo. Fechei o feriadão com chave de ouro!!!

Trata-se do pão Piadina. Sim, é uma piada de tão fácil. Que publicou essa receita mara foi Rita Lobo. E li que é um pão italiano e originalmente é feito na chapa, mas como a pessoa aqui não tem, foi na frigideira mesmo, o efeito é o mesmo.


Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colher de sal
1 colher de fermento em pó
2 colheres de azeite de oliva
1 xícara de leite

Em uma tigela grande junte a farinha, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no meio. Coloque as colheres de azeite no buraco e comece a esfregar a farinha no azeite com as mãos, para "misturar" tudo. Depois acrescente o leite, em duas etapas, e vá misturando bem com as mão até formar uma bola. Colocar essa massa em um superfície limpa e enfarinhada e trabalhar a massa por no máximo 3 minutos. Enrolar a massa para formar uma " cobra" e cortar em 6 partes iguais. Sobre ela, colocar um pano úmido até o momento de abrir. Esquentar uma chapa ou frigideira antiaderente. Abrir cada pedaço da massa com um rolo, até o tamanho de um pão sírio- mais ou menos 20 cm. Colocar na frigideira beeem quente e fazer furinhos com um garfo. Quando começar a ter pintinhas pretas virar (dá aproximadamente 2 minutos para cada lado). E deu! Só isso! Mais fácil impossível!!!! E pode congelar a massa também, claro, antes de abrir ela.

Servi com uma saladinha Caprese. Confesso que amo muito. Fiz assim: tomate cortado em rodelas, muçarela de búfala cortada em tiras. Temperei com pimenta de reino moída na hora e sal. Eu não tinha manjericão em casa- e marido também não gosta muito- dai optei "regar ela com molho pesto. Ficou especial de bom.


Para completar a belezura, peguei umas fatias de presunto parma para servir junto. Montamos com o pão, eu reguei com azeite e marido maionese, parma e a caprese por cima. E um bom vinho para acompanhar, é claro.


Meninas, delícia pura e total. Demais mesmo. Vou repetir esse pãozinho muitas vezes e com variações diferentes. Ele combina com tudo. Ah, pode substituir metade da quantidade de farinha por farinha integral. Super né? Façam mesmo e me contem. Vale a pena, eu garanto!








12 comentários:

Coisas de Tássia disse...

Que pão maravilhoso.

Bjos

Unknown disse...

Cá eu já vi essa receita, mas não acreditei que seria tão fácil e que ficasse gostoso, mas se vc já testou, qualquer hora vou fazer também!!!
Bjsss
Mel

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Que maravilha, leve e saudável..adorei! Vou fazer!
Bjs e te desejo um dia maravilhoso!
CamomilaRosa

Josi disse...

Hum... ví um parecido ontem no Mais Você ! porém o seu parece muito mais gostoso...

Vou experimentar com o recheio deles, de carne moída, como se fosse uma Kafta... coloca o recheio bem finho na massa crua...e leva na chapa no fogo médio, a carne fica cozidinha e o pão torradinho... é delicia... rs

eu sempre fiz com massa comprada pronta Rap 10 ou pão sírio...com pão sírio é melhor, mas com essa sua massa, deve ser muito melhor!

Bjs

Josi

Josi disse...

Ah... vc faz o pesto ? ou compra pronto?

bjs

Gabi disse...

Nossa, só de olhar me deu uma água na boca rsrs

beijos

Anônimo disse...

Ca, que pão legal!!! Eu vou definitivamente fazer ele no final de semana. Adorei. Beijos =*

Simplesmente Martha disse...

Que deliciaa ficou maravilhoso beijos

Mariana Rocha disse...

Ca, que pão fácil e que parece delicioso... Vou experimentar também!!

CaMila disse...

Amiga
Amei

adoro pãozinho assim....

só fiquei com uma duvida... depois que fazemos a cobra e cortamos quanto tempo tem que ficar com o pano?

Bjs

Gelia disse...

Oi Ca adoro este lanchinhos mais práticos, delia né..o seu parece que ficou muito bom.

Bjs

Gélia

Shis disse...

Não conhecia esse não... lógico que esse domingo vou ter que tentar né rsrs

Beijos