Whoopies recheados com paçoca e mumu...

25 de abril de 2012

Mais uma receitinha da série Blogagem Coletiva! Nesta semana quem escolheu a receita foi eu mesma que vos falo neste humilde bloguito. E como eu sou complicada, adoro um frufru e um desafio, a minha escolha foi o recém famoso biscoito/bolo recheado de origem americana:  Whoopie!!!


As meninas queriam me trucidar um pouquinho, mas passado o susto, todas correram pra cozinha, colocaram a mão na massa e pesquisaram recheios nhami para fazer. O legal é que cada uma, sem combinar, fez com um recheio diferente da outra. Bem como nas fotos, cada uma brincou da sua maneira para chegar em fotos lindas e apetitosas, que logo vocês vão conferir aqui e nos blogues respectivos.

A receita é bem chatinha de fazer, não por ser difícil, mas por ter várias etapas e várias fornadas. Me senti numa  pâtissier ontem. O aroma delícia e a gostosura do sabor valeu qualquer esforço e toda aquela bagunça que ficou minha cozinha.


Ingredientes:
º  3/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente;
º 1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo;
º  1 ovo;
º  1 colher de sobremesa de essência de baunilha;
º  1 e 1/2 xícara de farinha de trigo;
º 1/2xícara de chocolate em pó;
º  uma pitada de sal;
º  2/3 de sour milk  (2/3 de copo de leite com uma colher de sobremesa de limão. misturar e deixar descansar por 15 minutos antes de usar.)
º  1 colher de café de bicarbonato de sódio.

Modo de fazer:
Em uma batedeira bata a manteiga com o açúcar mascavo até formar uma massa fofa. Logo acrescente o ovo e bata novamente e coloque a essência de baunilha, sem parar de bater. Em seguida vá acrescentado alternadamente a farinha, o chocolate, o sour milk e o sal. Bater bem. Por último acrescente o bicarbonato de sódio e misture. Coloque a mistura em um saco de confeiteiro (eu usei um saco apropriado para alimentos e cortei a pontinha). Vá "pingando" pequenas bolas, 3,5 cm mais ou menos, em uma forma forrada com papel manteiga. Para facilitar eu fiz círculos usando um copo de licor no papel. Leve em forno pré aquecido, 180º, por 10 minutos (o tempo depende do forno). Retire, deixe esfriar, de preferencia em uma grelha e recheie. Rendeu uns 60 discos.

Recheio de paçoquinha com doce de leite:
º paçoca rolha;
º doce de leite;
º uma pitada de sal.
Esmigalhe a paçoca com as mãos, junte o sal e o doce de leite misturando até formar uma massa . Recheie os whoopies com uma colher e com cuidado, pois é bem consistente. E depois deixe a criatividade aflorar com confeitos, laços...essa é a parte mais divertida!!









Sabor delicioso, tanto do biscoito quanto do recheio. Como renderam muitos discos, fiz apenas 20 whoopies, que foram devorados na hora mesmo, quase não consigo tirar as fotos com a mão do marido rondando. O restante da massa assada guardei num pote bem vedado esperando algum momento de criatividade para usá-los em outra receita. Os meu não cresceram muito, como vocês podem ver nas fotos, devo ter errado alguma coisa na receita, pois notei que a massa espatifava quando entrava em contato com o calor do forno. Mas de qualquer maneira o sabor ficou ótimo e a aparência não ficou das piores hihihihihi.

Agora fotinhos dos lindos whoopies das meninas:




                                  
Mila
recheado com
doce de leite **







Lari
recheado com
marshmallow **








Lidi
recheado com
branquinho **

                               







Super post recheado de linduras e gostosuras...
Nham nham!


12 comentários:

Unknown disse...

Nossa que lindos e com uma cara muiiiito boa!!Eu quero!!

Shis disse...

Ficaram lindos e com certeza deliciosos hummm

Beijos

Gabi disse...

Fiquei com água na boca!!!!

Beijos

Anônimo disse...

Amiga, eu disse a Lidi, todos os whoopies ficaram desajeitadinhos, mas no final eu achei todos lindos!!!!!! Adorei o desafio, mesmo sendo dificil e meu apartamento passou o dia inteiro com o cheiro bom de chocolate. Adorei tb as varias fotos do seu passo a passo. Beijos

Anônimo disse...

Amiga sua receita é mais complicadinha msm...
Mas eu ameii o resultado do seu..
Ficou lindinhoo demais..
Ameiii seu passo a passo..
Cheio de luxo e detalhes...

Ficou show!!


Bijoquinhas :*
Ótima Semaninha ")

Elza Carrara disse...

Oi Cassandra,
Muito legal (e gostosa!) essa blogagem coletiva de vocês. Uma das minhas resoluções desse ano era me arriscar mais na cozinha, mas até agora...bom, deixa pra lá, hahaha
Ele parece gostoso e fica bonitinho também. A renda amarradinha ficou um charme!
Bjs e obrigada pela visita

Saron... disse...

Oi Cá,
Menina parece bom , mas a bagunça deixada depois..Tragedia(rssrsr)...Eu fiujo de receitas complicadas, não sou boa na cozinha.Daí já viu...Algo assim nas minhas mãos não daria certo...Bjos

CaMila disse...

amiga
vc arrasou....ficou lindo lindo lindo

Bjsssssssssssssssssss

Ateliê de Artes - Dri Queiróz disse...

Ca, que delícia...acabei de te encontrar no blog da MIla e já passei por aqui e vou ficar rsrsrs, estou amando tudo
Bjs
Dri

Cheio de Charme disse...

Hummm só tenho uma coisa a dizer: que delícia!

Lindas fotos!

Um beijão,

Lets

Blog da Biane disse...

Hummmm que delicia!


Deu agua na boca!


www.blogdabiane.com

KARINE MARIANO disse...

OI Cá!!!!
Passei por aqui para conhecer o teu blog e gostei muito!!!!!!!Já estou ficando por aqui, amei a receita e as fotos ficaram lindas!!!
Convido vc a conhecer o meu blog tb!!!!
UMa otima semana.
bjsssssssssssssss